Encontre na Cidade

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Brasil no Escuro

A essa altura do campeonato, você, caro leitor, com certeza já sabe mais detalhes sobre o apagão de ontem que os próprios técnicos de Itaipu. Então vou restringir este post ao breve relato de minha quase aventura durante este blecaute, e é claro que farei meus comentários [por vezes dispensáveis] sobre tal.
.
O dia já estava estranho antes mesmo de escurecer. Saindo de casa para a faculdade, começou a chuviscar. É só um chuvisco, pensei, não precisarei de um guarda-chuva grande. Então fui com um desses compactos. Bom, você sabe o temporal que teve ontem. Como me arrependo de não ter levado meu guarda-chuva que quase chega perto de ser um guarda-sol. Para completar, no meio da tempestade, o retardado do motorista me deixou um ponto depois, naquele que a rua entre o Barra Shopping e seu Centro Empresarial faz esquina com a av. das Américas. A calçada ali é super estreita e a rua estava toda alagada. Fodeu! Como os carros estavam parados no sinal, fui correndo que nem um louco tentando chegar ao portão do shopping antes deles. Já estava molhado de chuva, mas nem por isso queria levar uma onda de água suja. Não deu tempo. Tomei dois banhos. Depois disso, tudo correu relativamente normal. Fui pra faculdade pela passarela do shopping, como sempre, tive aula no laboratório de fotografia [ver uma imagem aparecer num papel em branco não tem preço] e depois fui com o povo para o ponto de ônibus.
.
Aí as coisas voltam a ficar estranhas. Eu, Stephanie e Susanna no ponto, esperando o 690 via Cascadura, porcamente abrigados sob meu guarda-chuva miúdo. Chegou um 690 e entramos logo, nem vimos qual era. E era o via Linha Amarela. Por mim e Stephanie, tudo bem, mas pra Susanna o outro era melhor. De qualquer forma, ela desceria no Norte Shopping e de lá pegaria outro para casa. [Pelo menos descer no NS é mais seguro que em Cascadura.] De qualquer forma, na av. Ayrton Senna, o motorista encontrou um "inimigo" dele ou qualquer coisa do tipo e um começou a dar fechada no outro, como se quisessem jogar o ônibus alheio para fora da pista. Todos os passageiros brigando com o idiota, mandando-o parar e tal... Aí ele se acalmou e a viagem seguiu como deveria.
.
Estávamos passando pela freguesia quando tudo apagou. Tudo bem, algum transformador deve ter explodido e deixado a Freguesia [Inteira? O_O] sem luz. Quando chegamos à Linha Amarela e vimos que nem lá tinha luz, a ponto de não consguirmos diferenciar o caminho a céu aberto dos túneis, eu comecei a ficar tenso. Era lógico que tinha alguma coisa - e das grandes - acontecendo. Segue a lista de teorias que passaram pela minha cabeça.
.
- Invasão alienígena;
- Conspiração para facilitar o acesso a Madonna e assassiná-la;
- Golpe de Estado [?];
- Eu sou o protagonista de uma versão bizarra de "O Show de Truman" dirigida por Roland Emmerich;
- A Terra parou de girar;
- Os pólos Norte e Sul trocaram de lugar, alterando drasticamente o campo magnético terrestre;
- Pink e Cérebro existem;
- Os pinguins de "Madagascar" também existem;
- Osama Bin Laden veio nos cumprimentar;
- Estratégia de marketing para promover a estreia de "2012";
- A teoria de Gaia é verdadeira e o planeta está finalmente se vingando de nós.
.
Dentre outras várias - uma mais louca que a outra - algum problema técnico foi a única coisa que não me ocorreu. E, para completar, a maioria dos celulares não funcionavam. Só Nextel, pelo que me consta.
.
Saímos da Linha Amarela e eu desci no meu ponto. Stephanie e Susanna desceram depois, no Norte Shopping, onde foram resgatadas pelo pai da segunda.
.
O pedacinho que eu ando todo santo dia para chegar em casa estava, nesse dia singular, repleto de armadilhas. Esbarrei em tudo e todos, meti o pé em poças, tenho quase certeza de que chutei um gato [e por que diabos ele não saiu do caminho quando sentiu que eu me aproximava? ¬¬]... Foi trash. Virando uma esquina, tinha um grupo de pessoas conversando ali. Da conversa, distingui a frase "agora nem Nextel está funcionando". É, talvez eu devesse dar mais créditos à teoria da invasão alienígena. Cortar a energia e a comunicação seria a primeira coisa que eles fariam, certo!? De qualquer forma, cheguei em casa são e salvo.
.
Por sorte estava calor, então o banho [quase] frio foi bem recebido. Depois, hora de comer alguma coisa. Tente cozinhar no escuro, só com a ajuda de uma lanterna para iluminar o que você está fazendo. Eu devia ganhar um prêmio por ter conseguido. Então fiquei ouvindo as notícias do apagão no rádio do celular da minha mãe até a luz voltar. Dei uma olhada nas redes sociais da qual faço parte [eita, vício] e fui dormir.
.
Ontem foi um bom dia para entendermos o quanto somos dependentes de eletricidade. Sem ela, não somos merda nenhuma. Eu ainda tive a esperança de ver estrelas, afinal, a cidade inteira estava apagada. Mas estava nublado. Quando o clima permite que vejamos o espaço, as luzes da cidade nos impedem.
.
O post saiu bem maior do que eu esperava, mas tudo bem. E você? Como foi sua experiência com esse apagão? Conte nos comentários. =D
.
Inté, meu povo! o/

8 comentários:

Amanda, a vizinha do Pinho xD disse...

Relato de minha experiência com o apagão.

Eu estava na casa do meu namorado fazendo meu trabalho de Biologia que eu deveria apresentar hoje.
Aí a luz acabou! O.O
Já eram quase 11 hrs da noite, e como o caminho de volta para a minha casa não é nada seguro,
[nem quando está de dia --']
tive que dormir na casa dele... Que droga *---*
rsrs
Acordei as 5 hrs da manhã pra voltar pra minha casa e terminar o trabalho de Biologia.
Quase chego atrasada na escola
e não apresentei o trabalho hoje --'

Mas até que pra mim foi legal \o/

Kadu Zargalio disse...

stephanie me ligou desesperada dizendo que tava no méier com tudo escuro! uahuahuahue.. 2012 veio mais cedo!

Anderson disse...

Digno da frase motivacional: "Se vc acha que está ruim .. pense, pq pode piorar!" .rss
Essa cidade sem energia fica um caaaaosss !!! No way ! =/

Jane C. disse...

Ao contrário de você,eu pensei em problemas técnicos.Ainda lembro do apagão anterior,além disso,desde que minha família me abandonou morando sozinha com o Faruk,o medo da falta de luz me acompanha e me faz pensar no assunto constantemente.Ontem pude ver que eu sou capaz de sobreviver...
"Ontem foi um bom dia para entendermos o quanto somos dependentes de eletricidade. Sem ela, não somos merda nenhuma."FATO!Eu pensei a mesma coisa.Como a gente fica impotente sem energia elétrica e sem celular!
"Eu ainda tive a esperança de ver estrelas, afinal, a cidade inteira estava apagada. Mas estava nublado. Quando o clima permite que vejamos o espaço, as luzes da cidade nos impedem." Adorei essa frase, linda! E real.
Agora,meu relato sobre o apagão:
ANTES:Estava vendo Supernatural (Vc sabe q não acompanho,né?Mas ultimamente tenho deixado a TV ligada no SBT no horário,pra evitar a novela, e ontem, por acaso, estava prestando atenção).Depois levei Faruk pra passear, pensando:vou deitar cedo pq pode ser que chova mais ou vente, aí pode faltar luz.
NA HORA Q APAGOU:Tateei no escuro em busca do cão:FARUK!FARUK!Ao achá-lo,agarrei sua coleira,a qual só soltei após estar com duas velas acesas.
DURANTE o apagão,não parava de pensar no episódio de Supernatural."PQP,justo hoje eu tinha que ter visto aquilo?".Ao olhar pela janela da cozinha, constatar o breu e pensar 'caraca, foi geral!',toca o telefone:minha irmã me ligando de Sulacap e perguntando:faltou luz aí?Neste momento fui dominada pelo pânico.
Resgatei um velho radinho,peguei as pilhas do controle remoto do som (nunca mais deixo faltar pilhas novas em casa,pensei)e liguei na Tupi pra saber notícias.Então ouvi que o Vasco estava ganhando e que não tinha luz em uma porrada de outros estados.PHODDEU,pensei.
Eu precisava tomar banho.Mas fobia(vc sabe de que)+blecaute é algo impossível de se encarar.Tive que apelar para um método alternativo de tomar banho.
Depois,a pior parte:dormir no quarto ultraquente com tudo fechado e sem ventilador.E em pânico!Acho que em ml tinha mais suor saindo de mim do que chuva lá fora!
Como se não bastasse,ainda tive a infelicidade de ver meu vizinho exibcionista de cueca,quando fui fechar a janela. ¬¬
Mas enfim,tal como vc:EU SOBREVIVI!Mesmo sem a soliedariedade do Faruk,que ficou na cozinha e me deixou sozinha e morta de medo no quarto!
E ainda tive a sorte de faltar água na escola hj,logo:SEM TRABALHO!!!
Bjsss

Mariana disse...

Tô morrendo de rir até agora!
Suas teorias foram o máximo!
Eu não participei do temporal, acho que a hora que choveu mais eu estava dentro da sala de aula, sã e salva, nem me molhei. xD
Então a aula terminou 21:20hs, fui para o ônibus da faculdade, que só sai às 22:15hs. Eu já estava destruída, mas rindo com as besteiras que minha amigas falam. Quando o ônibus estava quase saindo, ficou tudo escuro. Demorou alguns segundos para eu perceber que tinha faltado luz! Liguei para a minha amiga Fernanda que tava na Ilha, que ia buscar a Priscila e eu no Fundão. Ela me diz: "Mariana, tâmo lascada! Faltou luz!" e eu: "Mas aí também?!" Daí começou a bater o nervoso. O que tinha acontecido?!
Saímos da garagem da faculdade, passamos pelo Pinel, que estava aceso. Os doidinhos não podiam ficar sem luz, né?! Tinha gerador.
Botafogo, Aterro do Flamengo... TUDO APAGADO! Só tinham alguns prédios com luzes de emergência acesa, e acho que vi um espírito (não era só uma mulher com uma vela na janela)!
Em um prédio tinha uma enorme propaganda da Coca-Cola acesa. Mas é claro! Merchandising não pode parar.
Meu celular ainda estava funcionando, por milagre. Chegamos no Fundão, quase caí na calçada esburacada. Entramos no carro e só aí ouvimos pelo rádio que até no Paraguai tava sem luz!
Invasão alíenígena e "2012" também passaram pela minha cabeça.
Cheguei em casa, nenhum acidente ocorreu.
Fui tomar banho à luz de uma vela, a lanterna estava sem pilha. ¬¬
Quando fui tirar a TV da tomada, para evitar maiores danos, bati o joelho na mesinha de centro. Tá doendo até agora. -.-
"Ontem foi um bom dia para entendermos o quanto somos dependentes de eletricidade. Sem ela, não somos merda nenhuma."
Meu irmão me falou isso! Minha vó falou que a gente precisava morar na roça. Tá bom, vó, vai dormir! =P
Fui dormir sem maiores complicações, com a porta de vidro aberta, morrendo de medo de entrar bicho. De madrugada acordei com a claridade e tive que levantar para apagar as luzes. Liguei o ventilador e voltei a dormir, aliviada. =]

Carolina Klock C. Ferreira disse...

Haha, muito bom.
Se fodeu legal. ;x

Bem... Sabe como é. Aqui não faltou luz, beijos.

E não somos nada sem tecnologia, hoje em dia: novas. O homem vai ficar todo ferrado por causa do comodismo das suas criações.

Vanessa disse...

Meu irmão claustrofóbico ficou preso num elevador, e agora os vizinhos querem que ele pague a conta.





Os vizinhos esqueceram que ele tem uma irmã diabólica. (6)

Victor Hugo disse...

Você sabe que eu fiquei tranquilo,mas enfim...

Já tava jantando quando acabou,então comi tranquilo.Tinha um zilhão de lanternas aqui,o que deixou a locomoção entre os cômodos viável.

O pior foi acordar 5 e meia pq meu pai resolveu acender as luzes de casa

¬¬'