Encontre na Cidade

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

2009: Uma Odisséia na Bienal do Livro - Parte I

20 de setembro de 2009. Último dia da Bienal Internacional do Livro, maior evento cultural do país. [Pelo menos é o que diz o site.] Enfim, estou eu, 7h e pouca da manhã, tomando banho quando Maurício me liga dizendo que já está no ponto que marcamos me esperando. Detalhe, marcamos às 8h. Tudo bem, eu estava em tempo e ele que estava adiantado. Terminei de me arrumar e saí - sem comer nada.
.
Chegando no ponto, Maurício me apresenta ao amigo dele, Bruno, e pegamos o 638. Descemos perto da UERJ e fomos andando para lá, onde nos encontraríamos com Victor e Béa no Planeta do Chopp. [E.T.telefone.minha.casa -oiq/] Enquanto esperávamos, tomamos um café da manhã super saudável em um bar de elite que tinha por ali. [Salsicha empanada em bar pé-sujo.] Enquanto comíamos, Victor apareceu. Béa não foi porque estava/está morrendo e se recusa a aderir ao meu tratamento infalível: tomar mel.
.
Pegamos o 268 umas 9h e logo estávamos naquela estrada de serra que vai do Grajaú pra Barra. Or something like that. Ao som de Red Hot Chili Peppers - um brinde ao iPod do Victor. Depois de vinte e sete anos viajando na velocidade da luz, chegamos ao fim do mundo, digo, Rio Centro. Entramos perto do pavilhão laranja, mas o segurança disse que a entrada era pelo verde. E lá fomos nós contornar aquele grande monte de metal. Depois de trinta e duas horas, chegamos ao verde. Compramos os ingressos e entramos. A princípio, achei tudo muito caro. Mas era o último dia da bienal e logo, logo, os preços cairiam drasticamente.
.
Andamos, andamos, andamos, andamos, andamos mais um pouco e andamos. Entrando em todos os estandes, praticamente. [Eu enchendo a mochila de marcadores de páginas. Coleciono. Se você tiver vários e não souber o que fazer com eles, dê para mim.] O estande da Ediouro´, no pavilhão azul - o mais importante e com as melhores/maiores editoras - estava com 40% de desconto. Em tudo! E a Marcia, que nos atendeu, era super legal. [oiqpegael]. Lá, comprei "O Curioso Caso de Benjamin Button" em quadrinhos, "Eu, Robô" e "Contos de Vampiros". Lá, encontrei com a Renata, amiga virtual que fiz uns dias antes da bienal e que, bem, não é mais virtual, oras! Conversamos enquanto Victor decidia o que comprar. [Maurício e Bruno tinham ido ao - intransitável - estande da Saraiva.] Livros comprados, nos despedimos da Marcia [T_T] e fomos ao estande da Saraiva encontrar com eles.
.
Andamos, andamos, andamos, andamos, andamos, andamos, andamos, andamos, compramos novos pares de pés, andamos, andamos, andamos, andamos, andamos, andamos e andamos mais. Deu a hora do almoço e fomos para a praça central. Lutamos com selvageria para conseguir uma mesa [tudo lotado] e nos sentamos. Renata, que tinha ido com a amiga Yasmin ao pavilhão verde depois da Ediouro, me mandou uma SMS dizendo que estava perdo da "coisa grande e vermelha". Reflitam... Enfim, fui buscá-la e elas ficaram um tempinho na mesa com a gente. Depois foram andar mais, porque já tinham comido. Como Gabi estava chegando, esperamos por ela para pedir.
.
Ela chegou - com a câmera!, ficamos quase uma hora decidindo onde comer e terminamos com Mister Pizza para eu, Maurício e Bruno e amostra grátis, digo, porção de batat frita para Gabi e Victor. Depois de enfrentar filas assustadoras, estávamos todos comendo. Saciados, descansamos mais um pouco e, adivinhe só! Andamos, andamos, andamos...
.
Continua.

5 comentários:

Bárbara disse...

Andaram, andaram e andaram.... No maior Evento Cultural do País 8O.. Quem dera meu bem.. quem dera

Victor Hugo disse...

Antes de brindar o meu iPobre,um brinde à Márcia e as amostras(nada)grátis de batata frita.Aquele punhadinho de batata custou dé real cada =O.Achei a compra dos livros melhor(e por compra de livros,entenda gastar 100 contos de réis na Ediouro porque a vendedora foi super legal[e por legal,entenda....ah,bem...vc entendeu,né?])

Renata Aquino disse...

Planeta do Chopp me lembrou Guia do Mochileiro das Galáxias. rs

E falando em último dia e descontos e etc, abençoado desconto de 40% na Ediouro, comprei Benjamin Button lá depois também. *-*

Olha, eu realmente acho que você deveria ter ligado pra um massagista ou algo assim. E olha que quando eu falei isso nem sabia que você tinha ido pro pavilhão verde (desnecessariamente, porque eu entrei pelo laranja nas duas vezes que fui) entrar por lá...

Marcia ahazou corações. -t

"e que, bem, não é mais virtual, oras!" *-*

Não é justo falar da coisa grande vermelha, eu estava rindo na hora que escrevi o sms e nem me toquei que podia ficar estranho... *angel*


Filipe, se você escrever a palavra andamos no próximo post o tanto de vezes que você escreveu nessa, vou achar que você precisa de pernas novas (lembrei do Bobby, reflita).

Vanessa disse...

Andar...peregrinos...livros...acho que faz sentido...

Jane C. disse...

Deixou de ir de 690 até o Alvorada para pegar o 268 e passar pela Grajaú-Jacarepaguá?
Você tem a minha eterna admiração!Kkkk!